segunda-feira, 16 de março de 2009

Armazém Senado: Bebidas, comestíveis e um dia inesquecível!


Era terça-feira, dia 17 de fevereiro, às vésperas do carnaval. Combinei com meu grande camarada e xará, o designer Daniel Duarte para irmos ao Saara comprar fantasias para o carnaval e depois visitar alguns butiquins. Saímos cedo, às 9h da manhã. Aliás, era um dia daqueles, nenhuma nuvem no céu, a cidade estava esplendorosa, e um calor de deserto do Saara. Às 10 da manhã o termômetro na presidente vargas já marcava os 36°!!!
Só à sombra de um belo butiquim e dezenas de ampolas do ouro líquido para sobreviver a esse calor todo, rs. Resultado, não compramos fantasia nenhuma porque o Saara estava completamente abarrotado, e guiados pela sede fomos em direção a um dos mais tradicionais e belos templos da boemia: O Armazém Senado!
Um lindo estabelecimento que resiste há 101 anos!Localizado na esquina das ruas Senado e Gomes freire. Suas mobílias do início do século passado e os produtos vendidos a granel como o milho e a batata dão ao armazém aquele clima nostálgico e saudosista do Rio antigo, sem esquecer do gato que habita no local. Afinal é melhor ter gato do que rato, né? rs. A cerveja é sempre gelada e as marcas são as já conhecidas antarctica, Brahma e Bohemia. O Armazém também tem uma variedade de vinhos e espumantes de fazer inveja, e por preços dignos de aplausos. A variedade de cachaças então, é de marejar os olhos de um bom bebedor. Nos acepipes, é mais simples. Como se trata de um armazém, são tira-gostos como empadinhas de frango e queijo, e porções de queijos e frios em geral.
Não podemos esquecer também das porções de azeitonas e tremoços.
Não esquecendo de falar do belo atendimento do dono do armazém, o Henrique. Sujeito pacato, muito na dele mas de uma hospitalidade incontestável. A passagem pelo Armazém Senado ia ser rápida, pois eu e meu cumpadre íamos visitar mais dois butiquins.

Estávamos na terceira cerveja, prontos para partir quando surge o meu mestre de samba e boemia, e amigo Moacyr Luz. Que surpresa! E eu mal sabia que ia chegar mais gente, muito mais. O Moa me disse que tava na igreja de São jorge, na missa em homenagem ao aniversário de 58 anos do clube Renascença. Pra quem não conhece, o Renascença é um clube de resistência negra e sede do maravilhoso e tradicionalíssimo Samba do trabalhador.


Moa também disse que a rapaziada tava saindo da igreja e indo em direção ao armazém para bebemorar. Aí pensei: "isso não vai prestar..." Em poucos minutos chega ao armazém um verdadeiro batalhão de bambas e boêmios, dentre eles, o também camarada e grande sambista Marquinhos Sathan, o presidente do clube e toda a velha guarda desse "Doce refúgio" que é o Renascença. Aí sim a festa estava completa! Sem pensar, eu disse ao meu cumpadre Daniel Duarte: "Já sabe que a gente não vai sair daqui tão cedo! Pode preparando o "figueiredo", porque ele vai trabalhar, e muito!" O papo rolava solto, numa alegria geral. Pude matar saudades e colocar o papo em dia com grandes figuras. Com toda essa farra, o número de garrafas vazias se multiplicavam num ritmo impressionante, devidamente acompanhado de porções de mortadela e tremoços. Com isso, meu xará sacou a sua máquina fotográfica de última geração e começou disparar clicks desse encontro improvável, porém fantástico. Conforme a graduação alcoólica subia, a cantoria começava. Um verdadeiro carnaval! Essa farra toda varou a tarde.
Saímos por volta das 16:30 da tarde.

Eu, em particular, saí com os olhos marejados. Totalmente emocionado com esse dia em que o Rio de janeiro estava esplendoroso, e eu num belo butiquim cercado de amigos e pessoas maravilhosas colocando em prática o belo ofício de rir, beber e conversar.

Viva a boemia!!!
Até!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Esse vale a pena: Café e bar Gracioso!


Fala pessoal!
Tô de volta com mais um templo da boemia carioca. É o café e bar Gracioso. Localizado no bairro da saúde, mais precisamente na rua Sacadura Cabral.
O Gracioso têm aquele ambiente informal que todo bom boêmio adora, deliciosos acepipes e a cerveja é estupidamente gelada. Ideal nesse clima de deserto do Saara em que o Rio de janeiro vem vivendo. O Gracioso é um estabelecimento simples, mas de atendimento e produtos de alta qualidade. A Variedade de cervejas, por exemplo, é bem vasta. As clássicas Antarctica, Brahma, Brahma Extra, Bohemia e Original, outras não tão conhecidas, mas maravilhosas como a Serramalte. Há também as cervejas importadas como a Quilmes, Pilsen, Stella artois, Patricia e Erdinger.
No quesito acepipe, o destaque vai para o risole de camarão. Ai papai! Delicioso! Digno de se comer de joelhos e agradecendo a Deus por tal benção. É um risole grande e com recheio generoso, repleto de camarões. Ah, e é frito na hora! Apenas R$2,00. Simplesmente maravilhoso!

Vai uma dica: nas sextas em que rola a roda de samba ou ensaio do bloco Escravos da Mauá, ao invés de ficar na muvuca e comprando cerveja quente, faça um esquenta no Gracioso. Beba umas muitas cervejas geladíssimas e se delicie com o risole de camarão. Bem alimentado e devidamente hidratado e calibrado, é só cair no samba! rs. O bar fica logo depois do largo do São Francisco da Prainha, onde rola o Escravos.
















O endereço é:Rua Sacadura Cabral, nº 97, Praça Mauá
Horário de Funcionamento: seg à sexta das 06:00h às 20:00h / sab e dom NÃO ABRE


É isso gente!
Mais um lugar pra praticarmos o belo ofício de rir, beber e conversar.
Até!