segunda-feira, 19 de maio de 2008

Crônica de Marluci Martins...


"O ritual era sempre o mesmo: meu pai chegava um pouco antes do telejornal, tomava banho e minha mãe apressava-se em esquentar a comida. Fazia a mesa com habilidade e rapidez, e, por último, escolhia no refrigerador a cerveja mais gelada. Botava a Caracu na mesa, e, como quem estivesse cronometrando tudo aquilo, meu pai chegava à sala no exato instante em que minha mãe encerrava seu serviço, puxando a cadeira para que ele se sentasse.

Foi assim que fui me familiarizando com aquela bebida escura. Levei anos, sim, para descobrir que era um touro e, não, uma vaquinha, o animal que estampava aquele rótulo vermelho. Um dia, meu pai me interrompeu no exato momento em que eu, totalmente à toa e sem interesse no telejornal feito para adultos, tentava descascar com as unhas roídas a simpática vaquinha.

"Quer provar?"

Se não fazia mal ao meu pai, não haveria de ser ruim para mim. Experimentei com medo e, para não decepcioná-lo, disse que tinha adorado aquele gosto amargo. No dia seguinte, na falta da cerveja da vaquinha na geladeira, minha mãe levou para a mesa uma garrafa maior, com um líqüido quase dourado. Encantei-me pelos pingüins que ilustravam aquele rótulo e quis deixar meu pai orgulhoso:

"Posso provar?"

De gole em gole, fui crescendo, assim como crescia a quantidade de cerveja que meu pai, cuidadoso, permitia que eu experimentasse. Custei a convencê-lo de que já era hora de ter meu próprio copo, em vez de ficar vivendo de esmolas. Quando, já moça, consegui dobrá-lo, deixei que a espuma grudasse nos meus lábios só para depois varrê-la para dentro da boca com a língua. Bebi tudo. E guardei comigo um segredo que somente hoje, sei lá quantos anos depois, revelo ao mundo: fiquei tonta e deitei no sofá.

Meu pai se aposentou, mas ainda bebe sua cerveja. De vez em quando, comigo, num almoço de domingo com a família, hoje bem maior.

Mas sou também de beber sozinha. Caipirinha, cerveja e chope são a minha companhia, assim como os garçons com quem fiz amizade por esses bares da vida. Adoram falar de futebol. E, sendo assim, o que há de melhor no mundo do que resenha de bola com aquele santo homem que mata a sede da gente? Resposta: o melhor é fazer isso tudo com alguma pressão no chope. Amém."

Marluci Martins é repórter de Esportes do Jornal O Dia desde 1988. Faz parte também do time de comentaristas do programa Redação Sportv. Nas horas vagas, dedica o tempo que lhe resta ao sagrado chope gelado e seu blog, Futebol&Afins (pra conferir, é só clicar no link).

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ah se todas as segundas-feiras fossem assim...


Pois é, parecia mais uma segunda-feira daquelas. Sem graça, sem samba do trabalhador, só de trabalho. Pra quem não sabe, dou aulas de violão e guitarra. E nessa última segunda, dia 12, fui dar aula para um aluno em Santa Teresa. Esse bairro maravilhoso, boêmio e que respira arte. Muito bem, cheguei na casa do aluno, dei a aula. Quando saí, me toquei que tinha a comemoração do aniversário de uma grande amiga minha, a Paty, e ela ia comemorar em um bar na lapa, só que mais tarde. Eu saí da casa do aluno por volta das 16h; Como a Paty marcou ás 18h, eu preferi ficar pelas redondezas mesmo mesmo e ir direto para lá. Não estava afim de ir pra casa e depois ter que voltar para a lapa. Daí começa o meu passeio etílico em plena segunda-feira. Pronto, qual foi a minha primeira parada? Bar do Gomes, é claro! Peguei uma mesa e tratei de pedir uma Antarctica Original bem gelada e uma dose da minha cachaça predileta,Lua Nova (Salinas-MG).Pedi também uma porção de tremoços para acompanhar. Bebi mais duas Originais e mais uma dose cachaça, só que essa foi uma Seleta, também da região de Salinas, em Minas. Tudo estava perfeito, o clima era agradável, o bar estava vazio e eu estava com o meu mp3 carregado de grandes compositores e seus grandes sambas: Paulo César Pinheiro, Luís Carlos da Vila, Moacyr Luz, Wilson Batista, Noel Rosa e muitos outros...Já eram quase cinco da tarde quando eu paguei a conta e comecei a descer Santa teresa a pé mesmo. Queria passear, contemplar aquele fim de tarde que só essa cidade pode nos proporcionar, e embalado por grandes sambistas que citei a pouco, ficaria mais bela ainda.
Cheguei na lapa e ainda tinha tempo para matar a saudade de outro grande Botequim, O Capela!
Eu era o único cliente, cumprimentei o Cícero, esse grande garçom e tratei de pedir aquele chopp Brahma que só o Capela sabe servir; Três dedos de colarinho! Com o chopp eu também pedi dois bolinhos de bacalhau. Tomei mais dois chopps e pedi a conta, já era hora de ir para o aniversário da Paty, que ia rolar em outro bar, a cachaçaria Mangue seco! E como diz o querido Carlos Henrique do bar Original do Brás:"Ai Papai!!!" rs. Foi ótimo, encontrei amigos e amigas, papeamos, nos divertimos e bebemos muito bem, rs. Só sei que quando eu cheguei em casa, não era mais segunda-feira.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Maracanasso rubro-negro...


Um silêncio pavoroso assolou a nação rubro-negra na noite da última quarta-feira (07/05/08). Também conhecido como "Maracanasso", esse silêncio somente vivido na final da copa do mundo de 1950, quando a seleção brasileira perdeu o título para a seleção uruguaia. A equipe do América do México conseguiu calar 50.000 vozes que tinham a certeza de que o Flamengo iria dar continuidade na competição. Mas as oitavas de final da copa Libertadores da América se tornaram um grande suplício para o Flamengo. Na verdade,perdemos para nós mesmos, para a nossa soberba. Entramos de salto-alto, todos nós; Jogadores, comissão técnica e a torcida. Subestimamos a competência do América do México, ficamos nessa de festinha de despedida do Joel, um clima de oba-oba danado. No entanto, após tomar dois gols no primeiro tempo, o time entrou em um estado de nervos que não possibilitou a criação de boas jogadas para que pelo menos conseguisse diminuir a vantagem. Deixamos escapar das nossas mãos, a chance de tentar mais um título na competição mais importante do ano. Ficamos estufando o peito pra dizer que somos trinta vezes campeões estaduais; Grande merda! E deixamos a libertadores em segundo plano. Mas justiça seja feita, pelo menos o time lutou até o fim. Não fico triste pelo Joel, fico triste por nós, a torcida, que desenbolsa R$40,00 por jogo, e pelos jogadores, que devem ser perdoados, a maioria demonstrou raça, mas nervosos e abatidos pelo terceiro gol, não conseguiam criar. E eles devem ser cobrados para que lutem nessa longa e difícil competição que é o Brasileirão, e consigam a vaga para a próxima libertadores. Mas isso aqui é Flamengo, a maior torcida do mundo, mais que isso, uma nação!
Como disse Nelson Rodrigues:
"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo

não precisará de jogadores, nem de técnicos,
nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco.
E, diante do furor impotente do adversário,
a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

terça-feira, 6 de maio de 2008

Cristina Buarque e Terreiro Grande ( Ao Vivo)


Bom, na minha opinião, o melhor disco do ano! Primeiro pelo repertório, e também pelo clima de roda de samba das antigas, aquelas de fundo de quintal. E desse belo e talentoso grupo
paulistano. O Terreiro Grande tem o balanço, a cadência e a formação de uma genuína roda de bamba: o básico pandeiro, surdo, tamborim, cavaquinho e violão de seis e sete cordas, mas também inclui alguns instrumentos de percussão praticamente extintos nas rodas de samba como a caixa de fósforo e
o prato e faca (esse, deveria ser obrigatório).
O repertório então? dispensa comentários. Conseguiram reunir os grandes nomes do gênero c/ sambas não muito conhecidos, mas de uma qualidade e beleza a altura de seus compositores, Que são: Paulo da Portela, Alvaiade, Silas de Oliveira, Heitor dos Prazeres, Zé da Zilda, Noel Rosa de Oliveira (esse é outro Noel, o do Salgueiro), Bubú da Portela, Candeia, Aniceto da Portela, Cartola, Bide e Marçal, Picolino e muitos outros...
Outro grande lance do disco é a divisão em blocos, e não em faixas, o que aumenta a sensação de estarmos no meio de uma roda de samba. Realmente é uma grande pedida. Digno de se colocar muitas cervejas para gelar, preparar um bom tira-gosto e cair no samba. Maravilhoso!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Sempre Flamengo!


Opa!
Devido a correria em que anda a minha vida, não escrevo há um mês. Vou retornar durante essa semana falando das minhas últimas andanças, relembrando alguns casos e dando dicas de rodas de samba, discos e botequins, é claro!

Ahhh, e Saudações Rubro-negras!!!
Mais uma vez colocamos os botafoguenses pra chorar!!!
Dá-lhe Mengoooooo!!!

abraços,
Daniel Samam