sexta-feira, 28 de março de 2008

Botequim em Destaque: Bar do Costa!

Localizado há mais de 40 anos no mesmo local, no famoso "Quadrilátero do Álcool", esquinas das ruas Visconde de Abaeté e Torres Homem, o bar do Costa é um botequim muito agradável. Que serve petiscos dignos de se comer de joelhos. O carro-chefe é o já famoso e exclusivo bolinho de vagem, é isso mesmo, maravilhoso. Na verdade, tudo é muito bom no bar do Costa. Os petiscos, a cerveja e o atendimento. Porque os Garçons são um bando de "porras-loucas", bons de papo e de serviço impecável. Outro ponto bom do bar do Costa, é a localização. Ele fica fora daquela muvucada de Vila Isabel. E também é comum a presença de Moacyr Luz, Tonico ferreira e Banderia Brasil. Uma turma boa de samba, de papo e de copo...rs
Confiram!!!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Santa Semana Profana...Final

Bom, com esse post, eu termino de contar sobre esse feriado, que para uns, deve ter sido religioso, mas para mim foi intensamente etílico...rs.
saí da rua do Ouvidor c/ o meu cumpadi Fernando, e fomos p/ o Bar o costa, em Vila Isabel. Ao chegarmos no bar, encontramos c/ alguns amigos, pegamos uma mesa e pedimos as cervejas. No momento em que estávamos brindando, o Paulinho, nosso camarada e Tio de um amigo nosso, o Beto, começou a passar mal. Foi terrível, aconteceu por volta das 21h30min. Colocamos ele no carro e "voamos" para a emergência mais próxima. chegamos rápido, ele foi atendido logo. Daí ficamos naquela expectativa, não sabíamos o que estava acontecendo. até o porre que eu tomei durante a tarde já havia passado. Estava "careta" de novo...rs. Até que a médica de plantão avisou que tinha sido um ataque de pressão (é foda, o cara tem pra lá 50 e poucos anos, fuma dois maços de hollywood vermelho por dia, e bebe muito bem). O quadro clínico dele começou a estabilizar, ficamos mais calmos. Mas o susto foi foda. Aí eu pensei: "depois de um susto desses, só uma cerveja p/ relaxar..."rs. O pior é que todo mundo pensou da mesma forma!! Como a Médica (que por sinal era uma delícia) disse que ele tinha que ficar sob observação. Pronto, a desculpa perfeita! Fomos para o pé-sujo bem ao lado da clínica Santa teresinha, o bar Estrela, sentamos e ficamos bebendo, conversando e esperando o tempo passar. Saímos de lá às 5 da manhã. No domingo de páscoa, rolou aquele almoço de família. Cantamos muitos sambas, contamos vários casos e bebemos algumas muitas cervejas. Tranquilidade total. Ah, e o Paulinho já está legal. Foi só um susto, Graças a Deus!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Santa Semana Profana...2º parte


Bom, após a bebedeira em plena sexta-feira da paixão, temos um sábado de Aleluia inteiro pela frente...rs. Era dia de "samba do ouvidor!" dia de encontrar a rapaziada do samba e, é claro, beber mais e mais...Mas dessa vez, o "samba do ouvidor" me preocupava. na sexta, o samba foi capa da revista Rioshow do jornal O Globo. essa matéria soou pra mim e para muitos outros amantes dessa roda de samba como uma "morte anunciada". Tinha grandes chances daquela bela e carioquíssima rua do Ouvidor estivesse insuportavelmente cheia de curiosos e leitores do O Globo, levados pela sedução da matéria do jornal (realmente, a matéria foi muito bem feita). É, mas isso não me intimidou, me arrumei e fui mesmo assim. Queria sair mais cedo, mas acabei chegando no centro por volta de 14h40min da tarde. Quando chegava na esquina das ruas do Ouvidor e 1º de março, já podia escutar aquele burburinho, gargalhadas, batuque...E eis que surge o vozeirão de Gabriel Cavalcante cantando: "Antigamente era Paulo da Portela, agora é Paulinho da Viola...", que beleza, já havia começado o samba. Estava bem cheio, mas ainda bem agradável. Graças a Deus, o meu "cumpadi", o Portuga chegou mais cedo e tratou de arrumar uma mesa muito bem posicionada, perto da roda de samba, encostada na parede da igreja e de frente p/ o bar "A Toca do Baiacú". Era um pé-sujo daqueles bem clássicos, só que houve uma reforma, o bar está todo arrumadinho, mas bacana. o importante é a cerveja continuar gelada e o atendimento continuar sendo a maravilha que é. Na "Toca do Baiacú" tem o melhor garçom do mundo! O Leudo. mas essa grande figura vai ter um post especial pra ele.
E a rua do ouvidor continuava a encher, não parava de chegar
gente de todos os lados. O q me deixou tenso. Mas incrivelmente, o clima estava perfeito. As pessoas bebiam, conversavam, dançavam e cantavam. Fiquei feliz... O ponto alto foi quando a Teresa Cristina chegou pra dar uma canja. E que canja! Quase uma hora cantando. E por falar em canja, o Carlinhos, um dos donos do Bar Antigamente, mandou servir 200 coxinhas de frango para o público. A tarde foi perfeita, realmente o "Samba do Ouvidor" é a melhor roda de samba da cidade.

Santa Semana Profana...1º parte

O feriado da semana Santa foi intenso, teve de tudo. Bebedeiras, bate-papo com os amigos, rodas de samba e até um fim de noite na emergência de uma Clínica na Tijuca. Calma aí, nada de grave, apenas um susto. Graças a Deus!
Bom, tudo começou na quinta. estava um pouco cansado, mas queria sair pra tomar umas cervejas e jogar conversa fora. Então combinei c/ uma amiga, e ficamos tomando cerveja e batendo papo num botequim da minha rua (Carlos Vasconcelos, rua essa que dá acesso ao morro do Salgueiro e termina na praça Saens Peña). o Botequim era o do "Seu Zé", Galego c/ cara de mau, mas muito simpático e camarada. Lá nós ficamos papeando e bebericando madrugada a dentro.
tudo certo, mais um dia normal e agradável.
Na sexta-feira, eu acordei c/ uma leve ressaca (daquelas que não incomodam, faz a gente ficar mais tempo deitado na cama, rs). Depois do almoço (que foi um peixinho frito c/ arroz de brócolis, batatas na manteiga e salsa, e um feijão manteiga), recebi pelo MSN, uma mensagem de uma amiga, a Tati: "bora pra Santa?...vai rolar um cortejo da Orquestra Popular Céu na Terra."(mas no final a Tati nem apareceu, foi à praia) Me animei. Liguei p/ um grande amigo, também Daniel (também conhecido como DH), grande designer, morador de Santa Teresa, e combinei c/ ele para a gente se encontrar por lá. Logo após falar c/ o DH, me liga outro grande amigo, o andré. Outro galego gente boa e também conhecido como: Português, portuga, estrangeiro desgraçado, colonizador filho da puta, e por aí vai. Ele também estava caçando o que fazer.
bom, encontramos com o Dh para ver o apartamento que ele vai alugar lá em Santa. Depois disso, fomos para o curvelo ver o cortejo do Céu na Terra. como nada tinha começado, eu perguntei: "ao invés da gente ficar aqui, porque nós não vamos para o bar do Gomes?" Os Dois aceitaram no ato! Fomos do curvelo ao bar do Gomes andando, jogando conversa fora e curtindo aquele fim de tarde agradável da nossa cidade. Sem falar das belas moças que passeavam pelas ladeiras e ruas de Santa Teresa, deixando aquela tarde ainda mais bonita. Chegamos no bar do Gomes, e começamos os trabalhos. Sabe como é, três homens numa mesa, o papo que mais vinga é o de futebol e sobre mulher. (Eu pelo menos, nao sei viver sem nenhum desses dois, principalmente a mulher, rs). Com o Papo regado a Antarctica Original, cachacinha Lua Nova, um prato de queijo provolone e outro de tremoços, fomos papeando noite a dentro. Terminamos na casa do Dh, apreciando um bom Johnny walker Red label e mais algumas doses de canarinha, mais uma cachaça da região de Salinas. Muito boa!

terça-feira, 25 de março de 2008

Abrindo os Trabalhos!


Fala aí rapaziada!
Estou aqui para fazer a minha apresentação a todos. Bom, tenho 25 anos, sou Flamenguista, músico (violão, cavaco e guitarra) e compositor. Nasci no bairro da Glória, fui criado, e moro até hoje na Tijuca (por sinal, um bairro que eu amo, rs). Estarei aqui para compartilhar com todos, alguns casos que vivi nessa minha vida vadia e boêmia. Algumas verídicas, outras de conteúdo duvidoso ou apenas fruto da minha fértil imaginação.
Também vou mostrar alguns personagens desse mundo tão sedutor que é a Boemia Carioca. Vou dar dicas de botequins de primeira, com um atendimento perfeito e petiscos deliciosos.
Tem um amigo meu que diz: "quanto mais vagabundo é o botequim, melhor é a comida..." hehehe, adoro essa frase. E por fim, falarei de samba e de futebol. Dando dicas de rodas de samba, mostrando algumas músicas minhas e indicando Discos e shows do gênero.
é isso aí, sejam bem-vindos!

forte abraço!
Até!